Blog da BR France

4 cuidados para se ter com o carro no período de chuvas

Nós somos amantes de carros e temos todo o cuidado para que nenhum arranhão sequer estrague a beleza e macule o nosso automóvel. Porém, mesmo passando o ano todo com esse zelo, o verão chega trazendo a alta temporada e chuvas torrenciais, colocando em risco a integridade de nossos veículos.

São diversos os riscos e o motorista atento pode evitar muitos prejuízos e dores de cabeça. Para poder aproveitar a estação mais quente do ano e deixar seu carro tinindo, bonito e pronto para viagens, confira o posta seguir e descubra os cuidados para se ter com o carro no período de chuvas.

Não estacione em qualquer lugar

As chuvas torrenciais são extremamente fortes no Brasil. Em questão de minutos, uma rua pode ficar completamente inundada e colocar em risco as partes mecânicas e elétricas do seu veículo.

Procure deixar o seu carro em garagens seguras ou, na pior das hipóteses, em ruas altas. Se a água estiver passando da altura da metade dos pneus, seu carro já estará em risco e você deve evitar sair com ele, sob pena do motor aspirar água e você ter um prejuízo ainda maior. Se for o caso espere a água baixar e verifique os danos, mas lembre-se de que para não passar por esta situação é muito melhor se prevenir.

Instale uma película protetora de vidros

As películas protetoras ou insulfilmes são grandes amigas do seu veículo no verão. Elas ajudam a diminuir o aquecimento no interior do carro, deixando os estofados mais seguros e menos desgastados.

Mesmo com chuva, os raios ultravioletas continuam com tudo no verão e podem causar muitos danos. Se o seu banco for de couro então, o investimento vale ainda mais: o sol resseca o material e deixa-o com aspecto de velho em pouco tempo.

Invista em uma cristalização

Esse tipo de cuidado é essencial para o veículo, pois cria uma espécie de camada ou película sobre a pintura, que evita os danos da chuva e dos raios solares. Poucos sabem, mas a água da chuva, especialmente quando cai depois de contato com telhado e coberturas, pode ser muito abrasiva para a tintura.

Outros itens abrangentes como fezes de passarinho, tão comuns na grande cidade, também podem estragar a pintura. Mas com essa técnica, seu carro estará a salvo.

Observe os pneus

As altas temperaturas do asfalto no verão são um verdadeiro risco para os pneus. A calibragem fica desregulada e o desgaste se torna irregular. Além disso, este calor excessivo pode danificar a borracha e propiciar acidentes e furos.

Depois da chuva torrencial, a combinação de pneu gasto com água na pista é perfeita para desastres. Fique atento e se estiver na hora de trocá-los, faça sem medo!

Com essas dicas seu carro vai passar pelo verão ileso e lhe proporcionar muitos momentos de lazer.

E você, quais cuidados costuma ter para passar o período de chuvas fortes tranquilo com o seu veículo? Conte aí para gente!