Blog da BR France

5 cuidados de segurança para carros no verão

Durante o verão, com o intuito de se protegerem, muitas pessoas passam protetor solar, levam guarda-sol para todos os lados e bebem muita água. Tudo isso para não sofrer tanto com a incidência dos raios solares da estação.

Mas você sabia que os carros também requerem muitos cuidados nessa época do ano? É preciso ficar atento para que os veículos não sejam danificados pelo sol, chuva, umidade ou maresia. Dessa forma, para que o seu carro continue com um bom funcionamento nos outros meses, confira os 5 principais cuidados que você tem que ter:

Evite a exposição do veículo ao sol

Pode parecer óbvio, mas este é um cuidado básico que geralmente é deixado de lado. Caso isso não for possível, painéis de papelão são sempre uma boa ideia para diminuir a exposição. No entanto, o dono do carro deve sempre preferir a sombra, principalmente quando lavar o carro. Um dos motivos é que, se o carro for lavado debaixo de sol, as chances dele ficar manchado são grandes, já que a água e o sabão secam rapidamente. Também é importante evitar o uso de detergentes domésticos, uma vez que eles podem ter substâncias abrasivas e também manchar o veículo.

Utilize películas protetoras de vidro

A película é importante porque faz com que o motorista e passageiros do carro sintam menos a incidência solar. É algo que garante o conforto no interior do veículo porque reduz a temperatura interna e filtra os raios ultravioletas. Além disso, protege o painel do carro e o estofado do ressecamento.

Mantenha a calibragem do pneu em dia

Ficar atento à calibragem é fundamental, pois em dias mais quentes a borracha do pneu corre o risco de amolecer. Por causa disso, dirigir em curvas pode ser bem perigoso, visto que o pneu sofrerá desgaste maior. O dono do veículo deve ter em mente que calibrar os pneus na medida certa faz com que eles durem mais, e isso propicia, até mesmo, economia no momento de trocar o jogo.

Além disso, vale lembrar que o motorista deve utilizar a pressão adequada para o carro, e não a máxima que costuma ser indicada na parte lateral dos pneus.

Faça a manutenção do ar condicionado

O ar condicionado ajuda e muito em dias quentes, não é mesmo? Para que ele funcione corretamente, é preciso procurar uma loja e fazer uma revisão do aparelho para saber se será necessário trocar o filtro ou fazer uma limpeza. A manutenção também se faz necessária para a própria saúde das pessoas que ficarão dentro do carro, porque pelo fato de ser algo muito utilizado no verão, quando não recebe a manutenção adequada, o ar pode até causar doenças respiratórias, como alergias.

Verifique os líquidos

O motorista deve estar sempre atento para o óleo do motor, líquido de arrefecimento e os para-brisas. Nos meses mais quentes, o refrigerante do motor deve ser levado em conta. Nos carros mais modernos, é mais fácil adicionar e verificar o refrigerante porque, geralmente, eles possuem um sistema fechado para líquidos de arrefecimento. Para saber melhor, é sempre bom consultar o manual do proprietário, além de checar se o nível de refrigerante está correto. Outro ponto importante é nunca abrir a tampa do refrigerante ou radiador enquanto o motor estiver ligado e quente.

Seguindo essas dicas, será mais fácil garantir o melhor desempenho possível do seu carro em dias de sol forte do verão. Também é preciso tomar alguns cuidados durante as chuvas dessa época do ano, para saber mais, veja nosso post sobre o assunto. Dessa forma, você irá desfrutar melhor dessa estação, pois não terá nenhuma preocupação ou surpresa desagradável de última hora. Como você costuma cuidar do seu carro? Conte para a gente, nos comentários!