Blog da BR France

5 dicas de manutenção de carro que você precisa saber agora

Fazer a manutenção do carro é algo muito importante, para que ele continue funcionando tão bem como quando saiu da concessionária. Fazer a manutenção significa cuidar do veículo para que ele dure mais tempo. E com o começo do ano, essa necessidade é ainda mais importante, devido à manutenção anual ou mesmo para uma viagem de férias. Confira no nosso artigo de hoje alguns itens que devem ser checados, para se fazer a manutenção do carro, de maneira eficaz.

Confira 5 dicas indispensáveis de manutenção de carro e coloque-as em prática

Verifique os pneus

Se você vai fazer a manutenção do carro, então, o melhor é começar pelo mais simples, que nesse caso é a verificação dos pneus. Para isso, basta que você observe como está a aparência geral dos pneus: se estão cheios ou vazios demais, se estão “carecas” ou não, e se possuem algum defeito, como um pequeno rasgo.

Fazer essa conferência é importante, porque o pneu ajuda a dar estabilidade para o carro e se eles tiverem ruins, a dirigibilidade não vai ser boa. Nos pneus que estiverem murchos, realize uma pressurização segura. Entretanto, os que estiverem desgastados ou com rasgos, o melhor é realizar a troca.

Confira dentro do capô

Verificados os pneus é hora de dar uma boa olhada no que está acontecendo dentro do capô do seu carro. Confira regiões delicadas, como o motor, e veja se estão razoavelmente limpas ou se algo pode estar atrapalhando o desempenho.

Confira também o estado dos lubrificantes, já que se estiverem viscosos demais a eficiência é prejudicada. Aproveite e veja se o radiador está com o aditivo ideal e confira o estado das velas de ignição, pois se estiverem enferrujadas demais pode ter chegado a hora de trocá-las.

Tenha cuidado com o abastecimento

Outro cuidado com manutenção sobre o qual nem todo motorista se dá conta, é o fato de que é preciso prestar muita atenção no estabelecimento onde você abastece o carro. Isso porque, uma gasolina adulterada causará sérios prejuízos ao motor e ao funcionamento do seu carro em geral, fazendo com que ele perca em rendimento.

Assim, a manutenção também passa pelo processo básico de abastecimento do veículo. Por isso, é necessário que você escolha estabelecimentos que possuam qualidade comprovada para garantir a “saúde” do seu carro.

Não se esqueça do alinhamento e balanceamento

O simples uso do carro gerando o contato com buracos no asfalto e outros pequenos obstáculos, como pedras e outros detritos, fazem com que progressivamente o carro vá sofrendo um desalinhamento. Um dos maiores sinais disso é quando o pneu de um lado fica consideravelmente mais desgastado do que o de outro lado.

Por isso, se já faz mais de 10 mil quilômetros ou mais de 6 meses que você fez o último alinhamento e balanceamento é hora de procurar uma oficina para garantir que tudo no seu carro esteja no lugar.

Conte com a ajuda de profissionais especializados

Falando em procurar uma oficina, uma dica muito importante de manutenção de carro é que você deve sempre contar com profissionais de confiança e qualidade. Nesse sentido, os locais autorizados da fabricante do seu veículo são muito mais recomendados, do que oficinas que não possuem nenhuma certificação sobre seu trabalho.

Embora isso possa significar pagar um pouco a mais pelo serviço, fazer a manutenção em um local de qualidade, evita que você termine gastando mais do que pretendia, devido a um serviço que foi realizado de maneira incorreta.

Ao seguir essas dicas de manutenção de carro você estará pronto para pegar a estrada ou simplesmente para usar o carro no cotidiano sem maiores preocupações. Além de garantir melhor desempenho, essas dicas de manutenção também trarão mais segurança no uso do seu veículo.

Quer mais dicas interessantes de como fazer a manutenção de carro? Então, curta a nossa página no Facebook e receba atualizações constantes!