Blog da BR France

5 dicas infalíveis para deixar a pintura do seu carro intacta

Um dos detalhes que mais chamam a atenção das pessoas em veículos novos é aquela pintura brilhante e sem imperfeições. Independente de o carro ser um modelo importado de luxo ou um simples popular mais acessível, uma pintura brilhante e bem cuidada é fundamental. A única forma de garantir que a pintura original de fábrica permaneça presente e continue atraindo olhares é tratar o veículo com muito zelo e carinho.

Separamos neste post 5 dicas infalíveis para deixar a pintura do carro intacta e brilhante. Confira a seguir e veja como manter a sua máquina com cara de veículo de concessionária!

1. Mantenha o carro constantemente limpo

O primeiro passo para garantir uma pintura intacta e bem conservada é limpando constantemente o veículo. A sujeira, além de deixar o carro com o aspecto de mal cuidado, pode, com o passar do tempo, danificar a pintura, deixando marcas na lataria do veículo.

Lavar o carro uma vez por semana é o considerado ideal. Caso o veículo não seja utilizado em locais com muita poeira e fique grande parte do tempo em garagem, pode ser lavado a cada 15 dias.

Caso o seu carro esteja com algumas sujeiras internas, aprenda como remover sujeiras específicas e deixar a sua máquina impecável!

2. Lave o veículo com materiais específicos

Diferentemente do que é feito pela grande maioria, a limpeza do veículo não pode ser feita de qualquer forma. O enxágue e a lavagem do veículo devem ser feitos com jatos d’água com regulagem de pressão, sendo utilizadas pressões leves ou moderadas. Para fazer a limpeza, é necessário o uso de detergentes especiais destinados à lavagem de carros, lembrando-se de aplicar somente com o veículo molhado. As buchas devem ser de algodão neutro ou, preferencialmente, aquelas feitas especialmente para a lavagem de carros.

Utilizar todos os materiais específicos reduz significativamente a possibilidade de riscos e arranhões na lataria. Esses danos são muito comuns de ocorrer, principalmente quando não se utiliza as buchas corretas.

3. Leve o carro a um lava-jato de confiança01

Caso o proprietário tenha disponibilidade, o melhor a se fazer para cuidar da pintura do carro é levá-lo a um lava-jato de confiança. Geralmente, são empresas que utilizam produtos exclusivos para o serviço, além de cuidar muito bem dos veículos. Ao escolher o lava-jato, tenha bastante atenção. Evite aqueles com preços abaixo da concorrência. Essas empresas podem não utilizar os produtos corretos ou não ter mão de obra capacitada e que realize corretamente a lavagem.

4. Tenha cuidado com dejetos de passarinhos

Esta dica é muito importante e pouquíssimas pessoas têm conhecimento. Os dejetos dos passarinhos são um tipo de ácido e, como todos sabem, ácidos são substâncias extremamente corrosivas. As fezes das aves, quando deixadas na lataria do carro, podem danificar a pintura, causando manchas permanentes.

Portanto, todas as vezes que notar qualquer tipo de sujeira deste tipo, limpe! Caso o estrago produzido pelas aves seja muito grande, é aconselhado utilizar um limão cortado no meio para esfregar e limpar. O limão facilita muito o trabalho de remoção dos dejetos, mas lembre-se de, logo após o uso, passar bastante água para limpar.

5. Aplique cera regularmente

A última dica para deixar a pintura do carro intacta e mantê-la bem cuidada é fazendo aplicação de cera para proteção. Encerar o veículo mantém a pintura protegida contra vários danos e contaminações, além de ajudar a proteger contra os desejos de passarinhos. A utilização da cera garante uma superfície protegida e com muito mais brilho. O recomendado é que se encere o veículo a cada 2 meses.

Leia também: 5 hábitos dos motoristas que danificam os seus carros.

Gostou das nossas dicas para cuidar da pintura do carro? Conhece outras que deveriam fazer parte da lista? Então, não deixe de comentar e compartilhar conosco!