Blog da BR France

6 coisas que todo apaixonado por carros esportivos deve saber

Acompanhar as corridas de Fórmula 1, Stock Car e Fórmula Indy são apenas alguns dos atrativos que fazem brilhar os olhos dos apaixonados por carros esportivos. Detalhes fundamentais desses veículos, como os motores e o design, são peculiaridades que os tornam diferentes dos demais, despertando interesse e até sonhos de muitas pessoas.

Este post é especialmente para você, que tem um coração que bate mais forte quando escuta o ruído do motor de um esportivo, e para aqueles que não conseguem esconder o sorriso ao ver o design agressivo dessas máquinas.

Aperte os cintos e confira 6 detalhes e curiosidades sobre esses carros que você não pode deixar de conhecer!

Tipos de motor dos carros esportivos

Provavelmente o motor é o primeiro ponto a ser considerado por qualquer apaixonado por esportivos. Motores de alta potência são essenciais nessas máquinas, e são eles que garantem as acelerações rápidas de tirar o fôlego.

Esses carros utilizam dois tipos distintos de motores: aspirado e turbo. Modelos aspirados usam apenas a força da gravidade para injetar combustível na câmara de combustão. Os motores turbo utilizam um sistema mecânico para aproveitar os gases do escape para comprimir mais o ar na mistura ar/combustível. Ambos os motores possuem suas vantagens e desvantagens, ficando a critério do cliente qual é o melhor tipo.

Barulho do motor

É um detalhe que todos os loucos por carros não deixam de reparar, e para alguns chega a ser música para os ouvidos. Você sabia que as montadoras possuem um time de engenharia apenas para definir o som produzido pelos motores? Sim, é verdade. O som apreciado por todos é estudado minuciosamente por engenheiros, para definirem os materiais a serem utilizados nos propulsores para alcançarem o “ruído perfeito”.

Esportivos também possuem escapamentos com abafadores especiais, que proporcionam o ronco característico desses carros.

Design único

Os carros esportivos, quando comparados aos modelos similares tradicionais, demonstram certa agressividade. A maioria dos esportivos possui grandes entradas de ar dianteiras, com grades bem projetadas. Esse design atrativo não é apenas para alavancar as vendas, mas principalmente para garantir maior entrada de ar no motor. Pelo fato de possuírem propulsores mais robustos e que trabalham em maiores rotações, exigem maior quantidade de oxigênio para combustão; por isso, as entradas de ar dessas máquinas são tão amplas e imponentes.

Aerofólios e spoilers

A grande maioria dos veículos esportivos possui esses acessórios, que têm a finalidade de melhorar o desempenho do carro. A aerodinâmica é um dos fatores mais estudados dos esportivos, pois é responsável por garantir a eficiência dos modelos nas pistas. Aerofólios e spoilers não são desenvolvidos para manter a aparência de esportivo dos carros, mas sim para aprimorar a aerodinâmica do veículo, diminuir o consumo de combustível, manter o veículo com grande aderência no asfalto e até mesmo assegurar maior velocidade final.

Veículos mais baixos

Os modelos esportivos são bem próximos ao solo, mas esse fato tem suas razões. Veículos rebaixados são mais estáveis, pois assim o centro de gravidade deles fica mais próximo ao solo, o que permite maior controle em altas velocidades e principalmente melhor estabilidade em curvas.

Eventos e grupos

Possuir um esportivo é para muitos motivo de orgulho, e isso faz com que existam diversos grupos e encontros por todo o país. Tais eventos permitem trocas de experiências e informações sobre os veículos entre os participantes. Sem contar que são o lugar ideal para encontrar várias outras pessoas que possuem a mesma paixão: carros esportivos.

Caso você tenha herdado do seu pai a paixão pelos esportivos, confira alguns filmes sobre carros para vocês assistirem juntos.

Você conhece o Sandero R.S., o mais novo esportivo da Renault? Assista o vídeo Gênese Sandero R.S. 2.0 que a BR France disponibilizou no YouTube, e conheça o francês que tem encantado os apaixonados por carros esportivos.