Blog da BR France

Barulhos no carro: saiba o que cada um deles pode indicar

Mesmo que você não tenha o ouvido treinado em relação a automóveis, alguns barulhos no carro podem chamar sua atenção. Na maioria das vezes, eles revelam que algo não vai bem com algum componente do veículo.

Diante disso, é sempre bom ficar atento, visto que problemas sérios podem estar se originando. Quanto mais rapidamente você resolvê-los, melhor será para o funcionamento de seu carro e menos “dores de cabeça” você terá. Por isso, a principal dica é sempre que perceber qualquer som estranho, buscar logo a ajuda do seu mecânico de confiança.

Sendo assim, vamos elencar os problemas que podem surgir com o seu veículo e os ruídos correspondentes. Acompanhe!

Pastilha de freio desgastada

O ruído que indica o problema geralmente caracteriza-se por um som agudo que se assemelha a um assobio. Ocorre quando o motorista pisa no freio e dá a impressão de que algo está raspando na roda. Verifique, em primeiro lugar, a necessidade de troca — que deve ocorrer a cada 30 mil quilômetros rodados.

Rolamento da roda com problemas

Quando o rolamento da roda apresenta problemas, normalmente é sinalizado por um som áspero, como se houvesse areia nas rodas — e que aumenta à medida que o carro percorre distâncias maiores. No entanto, é preciso ficar atento, uma vez que desgastes nos pneus provocam o mesmo tipo de ruído — a dica é verificar em primeiro lugar esses componentes.

Amortecedores precisando de reparos

Se seu carro ao passar por lombadas ou ao fazer curvas apresentar sons como “toc-toc”, trepidações constantes e pouca estabilidade, talvez ele esteja precisando de reparos urgentes nos amortecedores. Converse com seu mecânico de confiança e peça uma avaliação, visto que talvez esteja na hora da troca desses componentes.

Caixa de marcha arranhando

Apesar de a caixa de marcha raramente apresentar barulhos, em alguns casos pode acontecer como se estivesse “arranhando” — como quando a marcha não entra. Nesse caso ela pode estar “frouxa”, indicando a necessidade de uma avaliação no trambulador (peça que traduz para a caixa de câmbio o movimento executado pela mão).

Injeção eletrônica com problemas

Quando o veículo apresenta um barulho estridente na aceleração é sinal de que há algum problema com a injeção eletrônica do veículo, que além do ruído, torna o carro sem força e com falhas na aceleração.

Pneus desgastados

Pneus com anomalias, como desgastes na banda de rodagem, ovalados ou em situação em que a borracha foi mais desgastada de um lado do que do outro, apresentam um ruído que se assemelha a um ventilador. Observe bem e, se notar desgaste, proceda com a troca o mais rapidamente possível.

Ar-condicionado com problemas no compressor

Se ao ligar o ar-condicionado você escutar um som contínuo, é indício de que o compressor está com problemas. Algumas causas podem ser apontadas, como excesso de gás no compressor, falta de torque e o atrito entre algumas peças. Leve o carro a um profissional especializado para que ele faça a devida avaliação.

Tensão na correia dentada

A perda de tensão da correia dentada provoca um barulho contínuo fora do normal. No entanto, o motorista precisa ficar atento, pois apesar de ser algo comum, não tratar o problema pode ocasionar danos ao cabeçote do motor, gerando gastos inesperados.

Direção hidráulica com falta de óleo

A falta de óleo na direção hidraúlica faz com que seja emitido um ruído que se assemelha a um assobio bem agudo. Apesar da orientação que diz que a troca de óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados, é bem provável que esses barulhos surjam antes desse prazo — que pode ser uma indicação de que há vazamento. Para elucidar qualquer dúvida, verifique se há pingos de óleo no chão onde o carro fica estacionado.

Fique atento aos barulhos no carro e procure sempre seu mecânico de confiança se algo lhe chamar atenção, bem como para as devidas manutenções. Assim você terá seu veículo com os componentes funcionando adequadamente por mais tempo.

E então, gostou deste post sobre o que pode causar barulhos no carro? Então saiba também como fazer a manutenção do estepe do carro da maneira certa!