Blog da BR France

Comprei carro novo: quais cuidados devo tomar?

Há alguns anos, comprar um carro significava tomar diversos cuidados com o veículo depois que ele saía da concessionária. Com o avanço da tecnologia da indústria automobilística, que investiu em inovações para garantir a durabilidade dos veículos, hoje é possível relaxar um pouco mais quando temos um zero quilômetro na mão.

No entanto, isso não exclui o fato de que ainda é importante ficarmos atentos a algumas instruções. No post de hoje, mostraremos as precauções básicas que você deve ter ao comprar um carro novo. Confira!

1. Comece lendo o manual de instruções

Pode parecer óbvio, mas é importante que você leia o manual do seu veículo zerinho. Lá, você encontrará dicas essenciais para conservá-lo, além de entender melhor suas especificidades.

Os manuais atualmente são bem completos com informações que vão desde o tipo de combustível adequado à hora certa de fazer revisões. Então, separe um tempo e leia-o com atenção.

2. Fique de olho no conta-giros

Uma orientação recorrente dos fabricantes é que, nos primeiros 2 mil quilômetros, o motorista fique sempre atento à rotação do motor. Ela não deverá ultrapassar os 70%, ou seja, atingir a faixa vermelha no conta-giros.

Por se tratar de um carro novo, as partes móveis ainda estão se firmando. Além disso, manter o conta-giros no verde fará com que você economize combustível.

3. Realize a troca de óleo corretamente

A troca de óleo é essencial para que seu carro mantenha um funcionamento satisfatório e não apresente problemas precoces. A primeira troca, em especial, é muito importante para retirar as partículas resultantes do uso inicial do veículo.

Portanto, fique de olho no prazo indicado no manual do veículo, e no tipo de óleo adequado ao seu modelo.

4. Confie em uma Assistência Técnica Autorizada

Levar seu carro somente em assistência técnica autorizada é um ponto muito relevante. Seja para pequenos reparos ou até mesmo colocar novos acessórios, é importante que você confie essas tarefas a profissionais competentes e credenciados para isso.

Os serviços oferecidos, além de serem realizados de acordo com as indicações da montadora, têm como base o uso de peças e acessórios genuínos, o que prolongará a vida útil do seu veículo, evitando problemas futuros.

5. Tenha cuidados mensais com seu carro novo

Por fim, é importante que você tenha cuidados periódicos com seu automóvel. Todos os meses recomenda-se checar os freios e pneus, calibrando-os periodicamente e observando sinais de desgaste. Não se esqueça de conferir o estepe, pois nunca se sabe quando será preciso utilizá-lo.

Verifique também a bateria e nunca deixe de colocar água no radiador quando o nível estiver baixo (isso deverá ser feito pela manhã, com o carro desligado e o motor frio). Lembre-se ainda de que é preciso contar com um bom seguro para os momentos inesperados.

Vale lembrar que a quilometragem inicial de um carro vai de 1 mil a 3 mil quilômetros. Durante esse período, é extremamente importante que você tenha mais cautela com seu automóvel. Com os cuidados citados acima, você manterá o seu veículo novo por muito mais tempo, evitando estresses e facilitando a revenda quando chegar o momento de trocá-lo.

E você, pensando em trocar de carro? Conhece mais alguém que está quase de carro novo por aí? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os amigos a cuidarem bem dos seus veículos!