Blog da BR France

Conheça algumas características essenciais em carros para quem gosta de viajar

Viajar é um hobby para a maioria das pessoas, e muitos preferem pegar a estrada e curtir uma boa aventura com a família e os amigos do que enfrentar longas filas e esperas nos aeroportos brasileiros.

Mas para viajar com conforto e segurança, é preciso ter um carro confortável e seguro, claro. E para não ter erro no momento de programar sua trip, neste post vamos listar os principais tipos de carros e os mais recomendados para pegar a estrada em quaisquer circunstâncias. Confira:

Hatch compacto

Os carros desse tipo são os mais recomendados para andar na cidade e para realizar viagens curtas, pois normalmente têm motor com pouca potência 1.0 e, como seu próprio nome já diz, pecam em conforto e espaço interno. Os principais modelos da categoria são o Gol, Fox, Peugeot 206, Palio, Corsa e o Renault Clio.

Hatch médio e esportivo

São maiores e mais potentes do que os compactos. Com motor 1.6 ou superior, os hatchs médios oferecem maior conforto e autonomia na estrada. Outro diferencial está no acabamento e, principalmente, nos itens opcionais disponíveis.

São ideais para jovens e famílias pequenas. Nesta categoria estão incluídos veículos como o Golf, Polo, Astra, Focus e o Renault Sandero.

Sedan compacto

Os sedan são carros maiores, mais longilíneos do que os hatchs e geralmente têm um pouco mais de espaço, sobretudo no porta-malas.

Também divididos em categorias diferentes, os sedans compactos como Voyage, Renault Logan, Prisma e Siena têm motores e desempenhos muito parecidos.

Sedan médio

São os carros preferidos das famílias grandes e daqueles que tem um perfil mais conservador. Têm grande espaço interno e no porta-malas, ideais para longas viagens.

De alto desempenho e potência, esses carros têm grande variedade de itens opcionais e acabamento sofisticado. Entre eles estão o C4 Pallas, Vectra, Corolla e o Renault Fluence.

Sedan grande

São realmente grandes e com bastante espaço interno. Conforto e sofisticação predominam nessa categoria composta em sua maioridade por modelos importados e de luxo como o Fusion, Audi A6, A8, Mercedes Classe E, Azera e o Chrysler 300C.

Monovolume e Minivan

São carros mais altos e encorpados, com capacidade superior a cinco passageiros, sem abdicar do conforto.

A principal característica desses veículos é a possibilidade de configurar os bancos da maneira que o motorista bem entender, aumentando o espaço interno ou a quantidade de viajantes.

Entre os mais conhecidos estão o Renault Scenic, Zafira, Meriva, Fiat Idea, Picasso e Livina.

Station Wagon

As peruas, ou Station Wagons, são as preferidas para transportar poucas pessoas e grande quantidade de bagagens nas viagens, uma vez que conta com bastante espaço interno, mas deixam a desejar em termos de conforto.

Os principais modelos vão dos mais tradicionais, como a Parati e a Palio Weekend, ótimas alternativas para surfistas, por exemplo, até as mais sofisticadas, como a Toyota Fielder e o Jetta Variant.  

Picape

Esse tipo de veículo é daqueles considerados para qualquer terreno e são ideais para grandes viagens, especialmente para levar todo tipo de bagagem e para realizar trabalhos pesados.

Utilizado tanto nas cidades como no campo, estão nessa categoria picapes mais simples, como Saveiro e Strada, até as de grande porte, com tração 4×4, motor a diesel e caçamba, como Amarok, Hillux, S10, Ranger e Frontier.

SUV

Os Sport Utility Vehicles, ou Veículos Utilitários Esportivos, tais quais Pajero, EcoSport, Captiva, TR4, Ranger Rover, Veracruz, Tucson, entre outras, aliam robustez e virilidade com sofisticação, conforto e alta tecnologia.  

Inicialmente concebidos para terrenos difíceis e grandes aventuras, esses veículos ganharam linhas mais contemporâneas e passaram a circular pelas grandes cidades. A maioria conta com tração 4×4 e carroceria mais alta, porém também possuem diversos tipos de sensores eletrônicos, que oferecem maior segurança, controle e estabilidade nas estradas.

Esportivos

Se existem uma categoria de carro totalmente voltada ao luxo e ao requinte é esta. Os veículos esportivos unem conforto e potência em um mesmo lugar. Alguns ainda são conversíveis. Mas não é qualquer um que consegue ter uma Ferrari, Maserati, Porsche, Audi TT ou uma Mercedes SLK na garagem.

São difíceis de se ver por aí e nas estradas são cada vez mais raros, pois são feitos para correr. Mas se você é daqueles que pode se dar ao luxo de viajar por alguma Autobahn ou por uma Highway, onde não há limite de velocidade, essa é a melhor pedida.

Agora é com você! Planeje sua viagem e caia na estrada com muita segurança e conforto!