Blog da BR France

Daniel Ricciardo: o novo sopro de esperança para a Renault na F1

A Fórmula 1 é um dos esportes mais populares em todo o mundo. A velocidade, a competitividade e, claro, os carros sensacionais fazem dele uma paixão para milhões de pessoas. Contar com uma equipe respeitada nessa competição é um privilégio do qual a Renault pode se orgulhar. 

E ela não pretende apenas participar, mas tem condições de ser campeã com a chegada de um novo talento. A Renault anunciou a contratação de Daniel Ricciardo para a temporada de 2019. O piloto experiente e arrojado é a maior aposta da equipe para chegar ao topo do pódio neste ano. Vamos saber mais sobre ele!

Quem é Daniel Ricciardo

Nascido na Austrália em 1º de julho de 1989, filho de pai italiano e mãe descendente de italianos, o jovem piloto é fã de futebol. Ele é conhecido pelo bom humor e pela simpatia com os colegas e com a imprensa, o que lhe rendeu o apelido de Ratel, animal que ele tem estampado no capacete. 

O Ratel é um mamífero pequeno, parente dos furões. O seu jeito distraído e brincalhão pode enganar os desavisados. Não são raros os registros desses animais enfrentando leões e tigres com fúria, quando invadem seu território. O apelido parece agradar a Daniel, que também pode ser arrojado e enfrentar grandes riscos na pista. 

A carreira do piloto

Ele iniciou muito cedo, aos 9 anos, competindo no Kart, como a maioria dos pilotos profissionais. Passou pela Fórmula Ford e pela Fórmula BMW, antes de chegar à Fórmula Renault, em 2007, em que disputou simultaneamente os campeonatos Europeu e Italiano da modalidade. Em 2008 ele ganhou a Taça da Europa Ocidental e ficou em segundo na Eurocup.

No ano seguinte, já na Fórmula 1, ele iniciou uma parceria duradoura com a Equipe RBR. Após se tornar piloto titular da equipe, em 2014, ele se manteve estável, conseguindo 7 vitórias e a impressionante marca de 29 pódios, até a sua saída para a Renault. Tudo isso faz com que haja muita expectativa para a sua temporada em 2019. 

O que esperar dele na Renault F1

Daniel Ricciardo é um piloto muito admirado no meio e construiu a sua carreira por meio de vitórias e conquistas respeitáveis. Em 2010, quando participou de uma competição para jovens pilotos, ele conseguiu fazer no Circuito de Yas Marina um tempo 1,3 segundos mais rápido do que Sebastian Vettel, campeão mundial naquele ano. 

É sabido que ele pode ser muito rápido. O seu relacionamento com o piloto alemão Nico Hulkenberg e com os outros membros da equipe deve ser muito bom, já que é uma característica da sua personalidade. Mesmo assim, é esperado que ele brigue para conseguir seu lugar entre os grandes e defenda seu território, assim como o animal cujo nome ele tem como apelido. 

Com a chegada de Daniel Ricciardo à Renault, é esperado que a equipe alcance grandes resultados, o que é merecido pela tradição e pela qualidade que ela vem mantendo na Fórmula 1. Se você é um admirador desse esporte ou quer saber mais sobre ele, confira nosso texto sobre algumas curiosidades que você precisa conhecer e se torne um especialista.