Blog da BR France

Desconto para produtor rural na compra de carros: entenda!

O trabalho na produção rural é responsável por uma parcela significativa da economia brasileira. A rotina dos produtores não é nada leve: é preciso muito esforço para organizar o cultivo e prosperar com o trabalho no campo.

Uma ferramenta fundamental para o trabalhador rural é um veículo adequado, que suporte o trabalho pesado. Pensando nessa necessidade, foi criada a lei que concede desconto para produtor rural na compra de veículos.

Você já conhece esse benefício? Que tal entender como ele funciona?

Como funcionam as condições especiais para produtores rurais?

Algumas categorias possuem, por lei, o direito de receber descontos e condições diferenciadas na compra de veículos. Além dos produtores rurais, esse benefício também é oferecido a taxistas e deficientes físicos, por exemplo. Para essas pessoas os preços são diferentes dos praticados na tabela, tornando-se bem mais atrativos.

O governo federal lançou programas para incentivar a agricultura familiar: o Plano do Fazendeiro e o Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Eles aplicam taxas diferenciadas e têm melhores prazos de pagamento.

Outra opção que o trabalhador do campo tem é adquirir seu veículo com desconto diretamente na concessionária, por meio da venda direta.

Vamos conhecer melhor cada programa?

O Plano do Fazendeiro

O objetivo é facilitar a compra de veículos pelo produtor rural. O carro pode ser novo ou seminovo.

Essa linha de crédito possui parcelas, taxas de juros e descontos estabelecidos pela montadora ou pelo banco escolhido para realizar a compra. O preço final será sempre inferior ao praticado na tabela. O pagamento é negociado, há opções de parcelas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

O programa não estipula um limite no número de veículos que podem ser comprados. Ele estimula o aumento da sua frota, pois quanto mais automóveis são adquiridos, maiores são os descontos e melhores são os prazos.

O Pronaf

O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar foi feito para alavancar a produtividade no campo. Ele concede crédito e melhores condições de pagamento para os produtores. A taxa de juros varia de 1% a 2% ao ano.

O Pronaf possui diferentes linhas de crédito. Para o financiamento de automóveis utiliza-se a linha “Mais Alimentos”. Para solicitar é preciso ter renda bruta anual de 110 mil reais. É necessário ainda comprovar endereço rural e não ter débitos no CPF.

Por meio dessa linha de crédito você tem estímulo para comprar diversos materiais — como caminhões, veículos com caçamba de alta capacidade, tratores, colheitadeiras, máquinas e equipamentos agrícolas.

A venda direta Renault

Na venda direta Renault o comprador adquire o carro diretamente da fábrica, com a concessionária intermediando tudo. O carro vem com nota fiscal de fábrica e pode ser recebido na concessionária mais próxima.

Realizando a compra dessa forma o produtor pode aproveitar descontos de até 25% do valor do carro. Além disso, é possível negociar a inclusão de acessórios mais facilmente, já que sua compra será realizada diretamente na fábrica.

Esses são os programas criados para estimular o crescimento da produtividade no campo, atividade tão importante no nosso país. Agora você já sabe como fazer para aproveitar o desconto para produtor rural.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então curta a nossa página no Facebook e continue sempre bem informado sobre o mercado automobilístico!