Blog da BR France

Direção defensiva: como fazer curvas corretamente?

Muitas vezes ficamos perdidos sobre qual seria a melhor forma de dirigir em curvas na cidade ou em estradas, não é mesmo? Alguns detalhes como pisar no freio ou na embreagem, acelerar ou não durante a curva ou mesmo se é possível frear na curva podem causar dúvidas.

Essas e outras questões são frequentes na vida de muitos condutores de veículos. Portanto, se é esse seu caso, que tal conferir como fazer a curva perfeita de acordo com a direção defensiva?

Continue a leitura deste post e confira algumas dicas importantes que podem esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto!

Freios

A primeira recomendação para dirigir em curvas sem problemas é diminuir a velocidade do carro antes de chegar nelas. Ao se aproximar da curva, é prudente que o condutor vá diminuindo a velocidade, freando aos poucos.

Ele deve evitar acionar os freios durante a curva, pois essa ação pode provocar derrapagens. No entanto, se ele achar que entrou na curva com uma velocidade muito acima do normal, deve frear bem devagar — pisando levemente no pedal.

Por outro lado, se o motorista reduzir muito a velocidade freando ao entrar em uma curva, essa ação vai fazer com que o veículo perca a aderência com o solo. O condutor deve ficar atento, pois quanto maior for a velocidade maior será essa força, que dependendo de algumas condições — como pneus desgastados e mal conservados — pode provocar sérios acidentes.

Vale lembrar que na estrada é aconselhável não passar dos 70km/h — dependendo do grau de sinuosidade da curva. Naquelas bem fechadas o condutor deve cuidar para não passar dos 40km/h.

Pedais

O condutor do veículo deve estar com o pé no acelerador e com a marcha engatada após frear e antes de entrar na curva — assim o veículo fica mais preso ao solo. Alguns motoristas, em vez disso, usam a embreagem, o que diminui muito o contato do carro com o chão, podendo ocorrer derrapagens.

Mãos

De acordo com a direção defensiva, o posicionamento dos braços do condutor também é importante no momento da curva, bem como a manutenção de uma angulação correta do carro para conservá-lo na pista. No caso de curva para a direita, a mão direita deve ficar na região superior do volante, funcionando com uma alavanca — quando a curva for para a esquerda será o contrário.

No caso da condução do carro em estradas, dirigir em curvas também tem suas regras. As mãos devem ficar paralelas ao volante como se o veículo estivesse em linha reta — evitando a sobreposição. Essa postura colabora para manter o veículo sob total controle do motorista.

Curva em mão dupla

A atenção do motorista deve ser redobrada quando a curva for em mão dupla. Ao dirigir em curvas o condutor deve optar sempre por ficar o máximo que ele puder à direita, para dar o espaço necessário para que o outro veículo passe sem problemas.

Caminhões e ônibus, por serem veículos mais longos, têm a tendência a ocupar bem mais espaço na pista. Por isso, ao dividi-la com esses veículos, diminua a velocidade se necessário e calcule bem os espaços.

Esquinas da cidade

Um outro alerta para uma direção defensiva é ter cuidado ao dirigir em curvas urbanas, já que não são poucos os casos que presenciamos de pessoas que     querem atravessar fora da faixa de pedestres. O problema é que em muitas casos esses pedestres ficam fora do nosso campo visual.

Por isso, é prudente que o condutor reduza a velocidade antes de entrar em uma curva, utilizando sempre a segunda marcha.

Manutenção

Além de seguir nossas dicas para uma direção defensiva, o motorista não deve esquecer de fazer manutenções frequentes no seu veículo. Alguns problemas que a princípio não parecem ter importância podem fazer toda a diferença em uma curva.

Exemplos disso seriam pneus descalibrados ou gastos e amortecedores com problemas que podem fazer com que o condutor perca totalmente o controle do carro. Por isso, valorize as manutenções!

Gostou do nosso post sobre direção defensiva ao dirigir em curvas? Então conheça 4 dicas para você pegar a estrada sem preocupação!