Blog da BR France

Entenda as vantagens da compra de carros por venda direta

A venda direta de automóveis é uma ótima opção para se comprar carros com preços abaixo do valor de mercado — já que os descontos oferecidos podem chegar a um quarto do preço normal do veíceulo. É bem verdade que os benefícios dessa modalidade de comercialização não estão disponíveis para todos. Isso porque, por lei, somente algumas categorias de consumidores podem usufruir de vantagens como a redução nos impostos. Veja, a seguir, quais os ganhos que se pode ter com esse tipo de negociação.

O que é a venda direta?

A venda direta de veículos consiste na comercialização entre a fábrica e o interessado no automóvel. O negócio tem a intermediação da concessionária ou de outro representante da montadora. Ainda assim, a nota fiscal sai da fábrica direto para o consumidor final. Em alguns casos, a montadora entrega o veículo na concessionária mais perto do cliente. A modalidade de venda direta está prevista na lei nº 6.729, de 28 de novembro de 1979.

Quem pode obter as vantagens?

As compras de carros por meio da venda direta podem estar disponíveis para as seguintes categorias de consumidores: produtor rural e agropecuário, profissionais ou empresas que possuam o cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgãos do governo, micro e pequenas empresas, locadoras, autoescolas, frotistas, taxistas e pessoas portadoras de necessidades especiais.

De quanto é o desconto?

A redução no valor do carro comprado por meio da venda direta, em comparação ao valor de tabela para o consumidor final, varia conforme o tipo de comprador e as condições oferecidas pela montadora. Em alguns casos, o desconto pode chegar a 25%. É comum, por exemplo, fábricas oferecerem condições especiais para modelos que ganharão novas versões, o que reduz ainda mais o preço.

Vantagens e restrições

Quem adquire um automóvel por venda direta tem a opção de pedir o veículo direto de fábrica com algumas alterações, como acessórios, kit GNV ou adaptações para pessoas com deficiência. Como as mudanças são feitas diretamente na montadora, o cliente poderá fazer uma verdadeira personalização no automóvel. Outra vantagem da venda direta é a possibilidade de comprar o carro por meio de financiamento. Vale lembrar que, no caso de veículo de frota, é proibida a revenda num prazo inferior a 180 dias.

Processo de compra

Os trâmites para a aquisição do veículo por meio da venda direta podem durar alguns meses, conforme o caso. Pessoas com deficiência, por exemplo, precisam apresentar laudos médicos, dentre outros documentos. Já no caso das empresas, a negociação pode ser mais rápida — inclusive para as de pequeno porte. Em algumas montadoras não é necessária a comprovação de frota e o desconto pode valer até mesmo para as empresas que vão adquirir o primeiro veículo.

Como você pode perceber, a venda direta de automóveis é uma ótima oportunidade para conseguir comprar um carro com desconto, desde que se atenda aos requisitos para essa modalidade de negócio.

E, por falar em personalização de automóvel, aproveite para ler também o artigo “Como montar meu Renault de acordo com minhas necessidades“.