Blog da BR France

Sem peso no bolso: saiba como economizar o combustível do carro

Ter um carro no Brasil não é algo barato, principalmente na situação econômica em que o país se encontra. Por este motivo, qualquer gasto que conseguirmos evitar faz toda a diferença!

Aqui no blog você já viu alguns mitos sobre consumo de combustível, certo? No post de hoje, você irá aprender na prática como economizar o combustível do carro de forma simples.

Continue nos acompanhando e descubra mais! 

Atenção na hora de acelerar

Procure acelerar o carro de forma constante. Acelerações bruscas (para arrancar ou para retomar à velocidade) farão você gastar mais.

É interessante sentir a potência do carro e a sensação de “colar no banco” enquanto acelera. No entanto, ao fazer isso, você exigirá mais do motor e, consequentemente, aumentará o consumo de combustível.

Por isso, moderação do pé no acelerador vai te ajudar a economizar o combustível do carro e proporcionar viagens mais confortáveis.

Trocas de marcha na hora certa

Ficar atento às trocas de marcha, tanto na aceleração quanto na redução de velocidade, também ajuda a economizar o combustível do carro.

Isso é tão verdade que, para carros mais novos, mesmo com a presença do conta giros, indicadores de troca de marchas constam no manual para ajudar o motorista. Mas por que isso acontece?

Rodar com rotação elevada demais exige mais do motor e aumenta o consumo. O mesmo vale quando você roda com a rotação muito baixa: com ela, você precisa pisar mais fundo no acelerador para o carro desenvolver, prejudicando o consumo do veículo.

Pneus impecáveis

Sim! Ficar de olho nos pneus vai contribuir para economizar o combustível do carro e o motivo para isso é muito simples: pneus muito vazios exigem maior esforço do carro para rodar, o que resulta em maior consumo de combustível.

A falta de alinhamento também terá o mesmo efeito no carro. O motor precisará trabalhar mais para compensar a força em direção contrária a do carro e aumentará o consumo.

Por isso, mantenha os pneus calibrados conforme orienta o manual e sempre que for fazer revisão faça também alinhamento e balanceamento. Aproveite e faça também rodízio dos pneus, assim, você garante que eles vão durar mais tempo e economiza ainda mais.

Aprenda como dar a manutenção correta nos pneus do seu carro e fazer com que eles durem por mais tempo!

Não exceder o peso do carro

Essa questão é bem simples de entender: quanto mais peso no carro, mais força ele precisará para rodar — e mais combustível ele vai gastar.

Por este motivo, não fique carregando bagagens demais no carro por muito tempo. Isso vale principalmente para representantes comerciais que precisam carregar amostras de produtos, por exemplo.

Leve apenas o que precisa para o dia-a-dia ou para viajar. Aquilo que não vai usar naquele momento: deixe em casa. Isso dá um pouquinho mais de trabalho, mas seu bolso irá agradecer.

Manutenção para economizar o combustível do carro

Manter seu carro em dia tem um efeito na economia de combustível maior que grande parte das pessoas pensa. Um motor desregulado, por exemplo, pode fazer com que o carro perca potência e torque, precisando que você acelere mais para ele rodar.

Além disso, alguns problemas podem fazer com que seu carro envie mais combustível do que o necessário para o motor, prejudicando a mistura de ar e combustível. Isso fará com que seu carro fique mais fraco e que gaste mais.

É comum motoristas ficarem adiando manutenções para economizar dinheiro. No entanto, isso, além de prejudicar o motor aumentando o desgaste, pesará no bolso com o aumento de consumo. O barato acaba saindo caro!

Descubra os itens básicos da manutenção do seu veículo e mantenha-os sempre em dia.

E aí, gostou deste post? Então deixe comentários sua opinião ou alguma dúvida que tenha restado. Ficaremos felizes em te ajudar a economizar o combustível do carro!