Telefones

BR France Colorado

Trecho 01 Av. Comercial Lote 04, Subida do Colorado - Taquari (DF)

Segunda à sexta-feira, vendas das 8h às 19h; serviços das 08h às 18h
Sábado, vendas das 8h as 18h. Serviços das 08h à 12h.

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3535-1060

VENDAS DIRETAS

(61) 3535-1083

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1077

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

BR France Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

Segunda à sexta-feira, vendas das 8h às 18h; serviços das 08h às 18h
Sábado, vendas das 8h as 18h. Serviços das 08h à 12h

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3535-1060

VENDAS DIRETAS

(61) 3535-1039

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

BR France Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 19 St. de Concessionárias Águas Claras - Taguatinga (DF)

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3535-1060

VENDAS DIRETAS

(61) 3535-1039

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1015

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog BR France

Sem riscos! Descubra como dirigir na chuva com segurança

Em períodos chuvosos, o risco de incidentes no trânsito aumenta consideravelmente, causando preocupação e receio aos motoristas. Você sabia que o Brasil é o quinto país no ranking de mortes por acidentes?

Dadas as condições inadequadas de infraestrutura e sinalização das ruas e estradas no país, conduzir o veículo em circunstâncias climáticas desfavoráveis torna-se uma tarefa que envolve atenção redobrada e bastante prudência.

Em situações adversas, você não sabe o que fazer? Mostraremos neste post quais são os devidos cuidados a seguir ao dirigir na chuva.

Conserve os pneus em bom estado
Mantenha os pneus em bom estado, sempre alinhados e balanceados. Eles são os principais responsáveis pelo atrito do automóvel com a superfície, e suas fissuras e ranhuras tem o objetivo de escoar o maior volume de água possível, evitando a perda de tração.

Quando a banda de rodagem — a parte que fica em contato direto com a pista — se deteriora, ocorre a diminuição da profundidade dos sulcos e o pneu fica “careca”. Assim, ao dirigir na chuva, aumenta-se a probabilidade de o carro deslizar.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que o indicador de desgaste no pneu deve estar com profundidade mínima de 1,6 mm para rodar com segurança.

Confira os componentes que auxiliam a visibilidade
Os motoristas devem fazer uma revisão periódica dos equipamentos do carro, especialmente antes de viajar. Veja algumas dicas:

Limpador de para-brisas
Ao dirigir na chuva, mantenha sempre os limpadores de para-brisa em funcionamento, não esquecendo de conferir o estado de conservação das borrachas.

Outro ponto a ser analisado é a condição dos vidros. Procure limpá-los com água, sabão neutro e papel, para que não acumulem sujeira nem fiquem embaçados com facilidade. No mercado, também é possível encontrar antiembaçantes líquidos.

Sistema de ventilação e ar-condicionado
Nos casos de chuva, utilize o sistema de ventilação ou o ar-condicionado para direcionar o ar ao para-brisa, ou deixe uma pequena abertura na janela para circular o vento. Assim, haverá redução na umidade do vidro, deixando-o menos embaçado.

Faróis e demais luzes
Os faróis são os maiores aliados do motorista ao dirigir na chuva. Por isso, não esqueça de mantê-los em funcionamento, até mesmo quando não estiver chovendo.

Esteja atento também ao funcionamento das luzes de posição e de freios, que são essenciais para a sua segurança. Em situações de chuva, neblina e cerração, o seu veículo será visto com maior facilidade pelos demais condutores.

Permaneça a uma distância segura do veículo à frente
Quando chove, o atrito dos pneus com o solo tende a diminuir. É importante ter cautela quando as gotas começam a cair, porque o volume de água ainda não é suficiente para “lavar” óleos ou resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego.

Com isso, a mistura da água com a sujeira dos paralelepípedos e asfaltos resulta em uma combinação que deixa a pista ainda mais escorregadia, dificultando as frenagens.

Em situações de boa visibilidade, deve ser respeitada a regra dos 3 segundos: observe o veículo da frente e, a partir de um ponto de referência, marque em quantos segundos seu carro passa pelo mesmo local. Quando for dirigir na chuva, aumente o tempo para 5 a 8 segundos.

Saiba lidar com a aquaplanagem
Ao passar por uma lâmina de água, o condutor pode se deparar com o fenômeno da aquaplanagem. Isso acontece quando os pneus perdem momentaneamente o contato com o asfalto, geralmente em velocidades a partir de 50 km/h.

Portanto, nessas situações, procure ficar calmo e manter as mãos no volante. Tire o pé do acelerador e não pise no freio — uma freada forte pode travar as rodas. Para retomar o controle, vire lentamente o volante para a direita e a esquerda. Assim, as rodas vão obter aderência novamente.

Dirigir na chuva pode ser um baita desafio, portanto, é fundamental aumentar o nível de atenção e prudência, reduzir a uma velocidade segura e contar com os equipamentos de segurança do carro. Dessa forma, você aumenta não só a sua segurança, mas também a dos demais motoristas, certo?

Essa leitura foi útil para você? Para ter ainda mais segurança, leia também o nosso outro post a respeito dos cuidados necessários ao veículo em períodos chuvosos.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3535-1000

Adicionamos você também

(61) 3535-1000