Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

BR France Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 19 St. de Concessionárias Águas Claras - Taguatinga (DF)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1015

VENDA DIRETA

(61) 3535-1039

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

BR France Colorado

Trecho 01 Av. Comercial Lote 04, Subida do Colorado - Taquari (DF)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1077

VENDAS DIRETAS

(61) 3535-1083

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

BR France Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

Geral concessionária

(61) 3535-1010

Home Blog

Blog BR France

7 distrações que aumentam o risco de acidente de trânsito

Em poucos segundos diversos elementos podem tirar a atenção de quem dirige. Veja quais são as distrações mais comuns que resultam em acidente de trânsito.

1 - Uso do celular  
Inegavelmente, o uso do aparelho celular é uma das principais distrações que ocasionam acidente de trânsito. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), ele se posiciona como a terceira causa de morte no Brasil entre condutores, passageiros e pedestres. 
Além disso, um estudo realizado pelo Instituto de Transportes e Tecnologia da Virgínia, nos Estados Unidos, revela que o envio de mensagem de texto aumenta os riscos de acidente em até 23 vezes. Já durante as ligações, o cérebro reduz em 37% a sua capacidade de atenção no trânsito. 
Atualmente, o aparelho conta com mais distrações devido à pluralidade de aplicativos. É comum que motoristas se dispersem ao atualizar suas redes sociais, ao rolar o feed para ver notícias e publicações e ao realizar operações bancárias. Ainda há quem se arrisque fazendo vídeos e tirando fotos. 
Vale lembrar que o uso do celular durante a direção é passível de multa e acúmulo de pontos na CNH. 
 
2 – Consumo de comidas, bebidas ou cigarro 
Desde que não haja o consumo de bebidas alcoólicas, beber, comer e fumar não são infrações. No entanto, essas ações fazem com que as pessoas dirijam com apenas uma das mãos no volante. Nesses casos, a forma de condução é considerada uma infração média prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  
Aliás, colocar o braço para fora do veículo com o intuito de descartar as cinzas provenientes do cigarro também é uma prática passível de multa. 
Portanto, ao comprar comidas ou bebidas durante o percurso, o ideal é deixá-las em locais firmes dentro do carro. 
 
3 – Passageiros 
Sem dúvida, as conversas e as risadas trocadas entre os passageiros e o(a) condutor(a) também podem provocar acidente de trânsito.  
Crianças brigando entre si, gritando ou chorando também reduzem consideravelmente a atenção de quem está dirigindo, além de aumentar os níveis de estresse comuns ao tráfego. Por isso, é muito importante oferecer algum tipo de passatempo para os pequenos antes de sair de casa. 
 
4 - Música 
Ouvir música enquanto dirige é uma boa forma de aliviar o estresse. Mas, é necessário tomar alguns cuidados para que esse hábito não se torne uma distração capaz de levar a um acidente de trânsito
Por exemplo, cantar e mudar a estação ou a faixa da trilha sonora em movimento são riscos que podem ser evitados.  
 
5 – Animais e objetos 
Primeiramente, transportar animais e objetos soltos dentro do carro não é permitido. Durante frenagens, eles podem se deslocar ocasionando acidente de trânsito.  
Em segundo lugar, o(a) motorista se distrai quando tenta segurá-los ou muda a forma de dirigir com o intuito de não machucar o bichinho ou estragar alguma mercadoria, como um bolo, por exemplo. 
Também é recorrente a distração ao procurar itens dentro de mochilas e bolsas. 
 
6 – Vaidade  
Arrumar o cabelo e fazer a maquiagem mesmo quando o carro está parado no sinaleiro são distrações que podem esperar pelo momento em que ele já estiver estacionado. 
 
7 – Sono  
Dirigir com cansaço é um dos piores erros que motoristas podem cometer. Um breve piscar de olhos pode ocasionar tragédias. Segundo a ABRAMET, entre 25 e 30% dos acidentes de trânsito no Brasil são proporcionados pelo sono de quem está responsável pela condução.  
 
Viu só como essas 7 distrações podem aumentar o risco de acidente de trânsito
Além de evitá-las, dirija com mais tranquilidade ao optar por uma das modalidades de seguro da BR France. Clique aqui para saber mais! 
 
Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 4000-1618

Adicionamos você também

(61) 3535-1000