Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

BR France Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 19 St. de Concessionárias Águas Claras - Taguatinga (DF)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1015

VENDA DIRETA

(61) 3535-1039

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

BR France Colorado

Trecho 01 Av. Comercial Lote 04, Subida do Colorado - Taquari (DF)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1077

VENDAS DIRETAS

(61) 3535-1083

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

BR France Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

Geral concessionária

(61) 3535-1010

Home Blog

Blog BR France

Afinal, como é feito o cálculo do IPVA?

Chegou o começo do ano e esta é a época de pensar em quitar os impostos da casa e do carro. Entre eles, um dos que traz uma série de dúvidas a respeito tanto da forma de cálculo quanto da destinação dos valores é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para onde vai o dinheiro? Como é feito o cálculo do IPVA? Você fica sabendo desses detalhes acompanhando o nosso post de hoje. Venha com a gente!

O que é de fato o IPVA?
O IPVA é um imposto arrecadado pelos estados. A alíquota, ou seja, a porcentagem a ser cobrada sobre o valor do veículo, varia de acordo com a unidade federativa e pode ser entre 1% e 6% do preço praticado pelo mercado sobre o automóvel.

Destinação dos valores
Os valores arrecadados pelo IPVA se destinam ao município de residência do proprietário do veículo. Eles servem não apenas para custear construções e reparos em ruas e rodovias, mas também para onde a administração pública julgar que esses recursos são mais necessários.

Carros, motos e outros
O IPVA não é cobrado apenas de carros, mas de qualquer meio de transporte de passageiros. Pode ser um carro, uma motocicleta, uma embarcação, uma aeronave ou qualquer outro veículo registrado para tal finalidade: todos recebem a cobrança compulsória do IPVA.

De que forma o cálculo do IPVA é feito?
Antes de conhecer as bases percentuais que definem o valor do IPVA para cada veículo, é necessário compreender como o valor do carro, moto, ou outro tipo de automotor é definido. O padrão para definir o valor dos veículos é uma compilação feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A partir dos valores definidos na tabela FIPE, o valor do IPVA é calculado com base nos seguintes percentuais:

1,5% do valor do veículo para caminhões e micro-ônibus;
2% para motocicletas e quadriciclos;
3% para carros de passeio multicombustíveis;
4% nos carros de passeio movidos a diesel.
Vale lembrar que esses valores podem variar de acordo com o local, considerando que as políticas de cobrança e desconto podem ser alteradas conforme decisões administrativas.

Normalmente, as guias do IPVA são emitidas no mês de janeiro de cada ano, variando o dia de vencimento conforme o final da placa. O proprietário pode parcelar o imposto em até três vezes a vencer em janeiro, fevereiro e março, ou janeiro, março e setembro, no caso de tratores e caminhões de carga.

Como conseguir descontos ao pagar o IPVA?
A principal forma de conseguir um bom desconto ao pagar o imposto é aprovisionar o valor a partir do seu tipo de veículo, conforme a forma de cálculo do IPVA, para quitá-lo em cota única. O desconto oferecido normalmente é de 3% do valor integral a ser pago. Alguns estados ainda praticam a política do bom motorista, que oferece subsídio de até 15% do imposto para os motoristas que não têm infrações.

Gostou deste conteúdo? Se quiser continuar recebendo dicas importantes como esta, curta a nossa página no Facebook.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 4000-1618

Adicionamos você também

(61) 3535-1000