Telefones

BR France Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 19 St. de Concessionárias Águas Claras - Taguatinga (DF)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3550-2341

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1014

VENDA DIRETA

(61) 3535-1039

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

BR France Colorado

Trecho 01 Av. Comercial Lote 04, Subida do Colorado - Taquari (DF)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3550-0616

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1077

VENDAS DIRETAS

(61) 3535-1088

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

Home Blog Água do radiador: para que serve e quando trocar?

Blog Jorlan

23 de março, 2020

Água do radiador: para que serve e quando trocar?

Preocupar-se e cuidar bem do seu veículo não é somente fazer que ele funcione bem durante sua vida útil, mas é também garantir a segurança dos passageiros e até um bom valor de venda no futuro. Um dos cuidados importantes para manter o carro em dia é atentar para a água do radiador.

Hoje, você vai saber qual a importância dela, como ela atua no sistema do automóvel e qual a sua influência no funcionamento dele. Continue a leitura e aprenda como cuidar ainda melhor do seu meio de transporte!

O que é o radiador?
O radiador é a parte do carro responsável por fazer a troca de calor entre o ar e o líquido, de forma a manter a temperatura do chamado líquido de arrefecimento. O equipamento, portanto, tem a função de impedir que o motor aqueça demais e tenha seu desempenho prejudicado.

O que é a água do radiador?
A água do radiador é, na verdade, uma mistura de água com um aditivo especial. Juntos, eles ajudam a refrescar o motor do carro, por meio da troca de calor.

Esse líquido passa por um sistema de mangueiras, por uma bomba centrífuga e, em seguida, pelos pistões do motor. Por fim, ele vai para o radiador, onde o calor é retirado para que ele volte ao início do ciclo e mantenha o motor funcionando corretamente.

É melhor usar somente água ou um aditivo?
Especialistas aconselham que o radiador seja abastecido com água misturada a um aditivo específico. Isso porque os motores têm maior eficiência quando aquecem na faixa de 115ºC a 135ºC. A água, por sua vez, ferve a 100ºC e, portanto, pode não ser suficiente para manter o funcionamento ideal.

O líquido de arrefecimento, como é chamada a mistura de água e aditivo, normalmente é composto por etilenoglicol ou propilenoglicol. Esses elementos ajudam a aumentar o ponto de ebulição e reduzir o ponto de congelamento. Dessa forma, ele faz que os motores funcionem bem em temperaturas elevadas.

Os líquidos de arrefecimento podem ser diluídos em água ou não, dependendo da marca e da indicação do fabricante do veículo, bem como do seu mecânico de confiança.

Por que é preciso ficar de olho no nível do líquido?
Observar o nível do líquido do radiador é muito importante para saber se o veículo está funcionando bem ou se há algo de errado. Como ele fica pressionado dentro do motor, o ideal é que esse nível não diminua. Se for preciso completá-lo frequentemente, o motor está perdendo líquido e, portanto, há algo errado.

A água do radiador e o aditivo formam o líquido ideal para manter o carro na temperatura correta. Por isso, é importante ficar de olho neles e lembrar de não completar respeitando sempre o limite do reservatório. Assim, a vida útil do carro será mais longa e com menores chances de trazer surpresas e preocupações.

Viu como é importante prestar atenção a cada parte do carro? Para ficar atento a mais detalhes, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades e as informações que vão ajudá-lo a cuidar melhor do automóvel.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 98169-7062

Adicionamos você também