Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

BR France Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 19 St. de Concessionárias Águas Claras - Taguatinga (DF)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1015

VENDA DIRETA

(61) 3535-1039

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

BR France Colorado

Trecho 01 Av. Comercial Lote 04, Subida do Colorado - Taquari (DF)

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 3773-4442

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3535-1077

VENDAS DIRETAS

(61) 3535-1083

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3535-1000

BR France Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

Geral concessionária

(61) 3535-1010

Home Blog

Blog BR France

Há vantagem em usar nitrogênio nos pneus?

A promessa é a de que a prática prolongue a durabilidade desses componentes do veículo. Confira se realmente vale a pena colocar nitrogênio nos pneus!

Calibragem comum  
Antes de mais nada, é importante manter a calibração dos pneus do veículo em dia, porque esse cuidado está diretamente ligado à segurança, à durabilidade das peças e à economia de combustível. Logo, basta ter atenção às indicações dadas no manual da fabricante do carro para atender às necessidades específicas do modelo. 
Inegavelmente, a opção de calibragem com “ar gratuito” é a mais utilizada entre os motoristas. Ela se constitui como nada mais nada menos do que o ar atmosférico. Ou seja, o pneu é preenchido com uma mistura de nitrogênio, oxigênio, gases nobres e gás carbônico. 
Ao contrário do que acontece com o gás nitrogênio, o ar atmosférico sofre uma variação maior de volume em situações de aquecimento ou resfriamento. 
 
O uso de nitrogênio nos pneus 
Uma vez que os carros de corrida necessitam de maior estabilidade da pressão, as equipes adotam o uso de nitrogênio nos pneus dos mesmos, pois a substância se classifica como um gás inerte. Dessa forma, não há reação natural com outros elementos e sua propensão à difusão pelos poros é menor quando comparada às condições oferecidas pelo gás oxigênio.  
Essa percepção chegou aos motoristas de carros de passeio. Por isso, ao chegar a borracharias ou postos de combustível para realizar a calibragem, há a disponibilidade de nitrogênio. Todavia, ao contrário do oxigênio, há cobrança para o seu uso. 
Mas, será que o gás nitrogênio realmente vale a pena em carros comuns? 
 
Vantagens do nitrogênio 
Primeiramente, colocar nitrogênio nos pneus pode evitar ou reduzir a oxidação da borracha na parte de dentro da câmara e do próprio pneu, já que o gás não possui oxigênio em sua composição. Porém, a peça é exposta continuamente ao ar atmosférico, o que provoca o desgaste de qualquer maneira.  
Por outro lado, é certo que a calibragem pode durar o dobro do tempo pelos motivos expostos no tópico anterior. Inclusive, uma vez que a pressão interna do pneu não sofre variação mesmo durante o aquecimento, a durabilidade do componente pode se tornar maior. Tal estabilidade da pressão também colabora para a economia de combustível. 
 
Vale a pena usar nitrogênio nos pneus de carros de passeio? 
Em conclusão, as vantagens do uso de nitrogênio nos pneus são praticamente imperceptíveis em veículos comuns. Portanto, não há uma melhora significativa tanto na dirigibilidade quanto em condições de aceleração e frenagem. Ademais, o gás nitrogênio possui o ônus de ser pago. Normalmente, seu custo possui uma média de R$ 5 por pneu.  
Vale mencionar, ainda, que o(a) motorista não deve misturar o ar atmosférico com o nitrogênio. Para realizar a calibragem com este último, é importante esvaziar totalmente os pneus para, então, proceder com a substituição. 
 
Agora que você já sabe que o uso do nitrogênio nos pneus não apresenta vantagens expressivas, ofereça ao seu veículo serviços de qualidade e que podem otimizar a durabilidade de todas as peças. 
 
Na BR France, há profissionais altamente qualificados para promover a manutenção do seu Renault com peças genuínas. Clique aqui para agendar um horário! 
 
Siga nossas redes sociais: FacebookInstagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 4000-1618

Adicionamos você também

(61) 3535-1000