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09 de agosto, 2023
1 – Trancos
Primeiramente, um dos sinais evidentes de defeito no amortecedor do carro tem a ver com a ocorrência de solavancos. Ou seja, a carroceria se movimenta excessivamente ao passar por desníveis na pista, como quebra-molas.
Consequentemente, o desconforto logo é sentido a bordo pelos ocupantes. Porém, muito além do incômodo, o problema pode afetar outras peças, aumentando o prejuízo e comprometendo a segurança. Afinal, quanto mais tempo você passar sem resolver o dano, pior ficará a estabilidade do veículo.
É importante mencionar que até mesmo buracos suaves geram batidas secas nos casos em que a suspensão não está funcionando como deveria.
2 – Pneus com desgaste irregular
Outro ponto que você pode observar com facilidade é o estado dos pneus. Se um estiver com desgaste maior que os demais, como escamações, peça para um mecânico de confiança avaliar o amortecedor do carro assim que possível.
Isso acontece devido à peça não conseguir controlar perfeitamente o movimento das molas.
Aliás, caso as rodas apresentem movimentos bruscos de elevação e queda ao transpor lombadas ou outras irregularidades, é válido suspeitar do funcionamento do sistema de suspensão.
3 – Dificuldade ao fazer curvas
Sem dúvida, tal sintoma é preocupante, porque afeta consideravelmente a segurança. Especialmente nas curvas acentuadas, você deve perceber uma dificuldade em manter o veículo na via.
Portanto, procure uma oficina rapidamente e evite acidentes graves.
4 – Vazamento de óleo
Por outro lado, vale abrir o capô com frequência com o intuito de checar mudança em todos os componentes que estão por ali. Entre eles, claro, está o amortecedor do carro.
Observe o corpo da peça em busca de óleo. Ao encontrar qualquer vestígio, saiba que está acontecendo vazamento, algo que implica diretamente na redução da funcionalidade do componente.
5 - Mudanças no tempo de frenagem
Ao mesmo tempo, quando o veículo está com uma resposta de frenagem mais lenta que o normal, desconfie. Visto que o amortecedor tem como função manter a aderência do pneu ao solo, necessita responder rapidamente ao acionamento do freio.
Portanto, se tal contato não ocorre como deveria, o automóvel demora para parar.
6 – Monobloco com trincas
Por fim, aproveite aquele momento de inspeção do capô para verificar o monobloco. Rachaduras no componente são bastante comuns entre veículos rebaixados. Consequentemente, o amortecedor tende a ter a sua vida útil reduzida.
Geralmente, as trincas e rachaduras surgem na área das torres dos amortecedores.
Desse modo, ao rebaixar um veículo, é imprescindível realizar os ajustes uniformemente, garantindo que a altura dele permaneça alinhada à suspensão e às rodas. Por isso, é possível que várias peças tenham que ser substituídas para prevenir contratempos.
Você detectou sinais de problemas no amortecedor do carro? Agende um horário na oficina da BR France para checar essa e outras peças do sistema de suspensão.
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Referências:
Nakata
AutoPapo
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